Home » ABL em Blocos » Notícias » Fevereiro e Março de 2005  
       
  Notícias sobre os Acadêmicos  
   
 

TRÊS INFORMAÇÕES PRELIMINARES:

POSSE DA DIRETORIA 2005 - Antes da divulgação das notícias de fevereiro e março, o portal Blocos On Line quer saudar a nova Diretoria da ABL — empossada dia 16 de dezembro de 2004, às 17 horas, no Salão Nobre da entidade —, assim constituída:
Presidente: Ivan Junqueira
Secretário-Geral: Evanildo Cavalcante Bechara
Primeira-Secretária: Ana Maria Machado
Segundo-Secretário: Marcos Vinicios Vilaça
Tesoureiro: Cícero Sandroni

REVISTA BRASILEIRA - Você sabia que a Revista Brasileira da ABL está disponível para consulta e até mesmo para você importar para o seu computador?
Estão online as publicações de nºs 28 até a mais recente, 41. Clique no site da ABL e, depois, em Revista Brasileira para desfrutar de uma grande leitura.

MEMÓRIA AUDIOVISUAL - Foram inseridos recentemente no Portal da ABL (Centro de Memória / Setor de Áudio e Vídeo), depoimentos gravados (filmes) em 1937. Estão presentes os seguintes Acadêmicos: Adelmar Tavares, Afrânio Peixoto, Alberto de Oliveira, Celso Vieira, Filinto de Almeida, Miguel Osório de Almeida, Múcio Leão, Rodrigo Octavio e o sócio correspondente Armando Erse de Figueiredo (João Luso).
Estes filmes estão disponíveis para visualização aqui .

Notícias sobre os Acadêmicos

Março:

CARLOS NEJAR - A convite da Embaixada do Brasil em Roma, será lançado no dia 21 de março, no Palazzo Pamphilj (Sala Palestrina) Piazza Navona, 14, o livro Miei cari vivi, do Acadêmico Carlos Nejar , publicado pela Multimedia Edizioni di Salerno. O Acadêmico concedeu entrevista recentemente à revista Fucine Mute Webmagazine, onde fala sobre seu livro.

NÉLIDA PIÑON - A Acadêmica Nélida Piñon foi capa e matéria principal do primeiro número (Janeiro-Abril) de 2005 da revista quadrimestral americana World Literature Today , uma das mais conceituadas sobre literatura mundial, hoje. A edição online da WLT pode ser visualizada aqui . No dia 17 de março, a escritora também se reuniu, no Auditório do Ministério da Cultura - térreo (Esplanada dos Ministérios/Brasília), com Eric Nepomuceno e José Sarney para discutir a obra de Juan Rulfo. Um dos mais celebrados escritores de língua espanhola, Juan Rulfo transformou definitivamente a história da literatura latino-americana. O curta-metragem El abuelo Cheno y otras historias, do cineasta Juan Carlos Rulfo, filho do autor, foi exibido durante o evento. Pouco conhecidos no Brasil, seus dois livros — Pedro Páramo e Chão em chamas — ganharam, há pouco, esmerada tradução de Eric Nepomuceno, cinqüenta anos após seu lançamento original. Eric também é autor do perfil de Juan, especialmente escrito para esta edição. Passado o tempo, Juan Rulfo continua sendo uma das poucas, quase únicas, unanimidades na literatura da América latina: é um dos autores mais estudados e reverenciados, um dos menos imitados. Rulfo é uma espécie de ícone para escritores de linhas, tendências, épocas e estilos completamente diferentes: Augusto Roa Nastos, Carlos Fuentes e Gabriel García Márquez. São poucos os autores que, como ele, dividiram o cenário das letras em um antes e um depois. Foi dono de técnicas de escrita especialmente audazes e modernas em seu tempo, e com elas tornou universal uma realidade local. Escreveu e revelou o mundo de seus fantasmas e esperanças, e, assim, nos revelou o mundo de todos nós.     

No dia 14 de março, representando a ABL, o Acadêmico Murilo Melo Filho proferiu uma conferência sobre o Acadêmico Jorge Amado, durante as comemorações do 46º aniversário de fundação da Academia de Letras de Ilhéus, terra natal dos Acadêmicos Jorge Amado e Adonias Filho .

No dia 8 de março, o Acadêmico Antonio Carlos Secchin esteve em São Paulo integrando a Comissão Organizadora do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2005. No dia 9, aconteceu a defesa de tese de doutorado " A formação do leitor e a nação inventada: aspectos da modernidade em José de Alencar", de Rita Elias, sob orientação de Antonio Carlos Secchin.

Eleito pelo Congresso Nacional, o Acadêmico Arnaldo Niskier passou a integrar o Conselho de Comunicação Social, órgão auxiliar do Senado Federal.

O Acadêmico Sérgio Corrêa da Costa proferiu conferência no dia 3 de março sobre tema extraído do seu último livro, O nazismo na América Latina, na Faculdade Carioca. Foi a aula magna de abertura dos cursos de 2005.

Saiu o 6º volume da série Na Ponta da Língua do Instituto de Língua Portuguesa, do Liceu Literário Português, onde há vários artigos de autoria do Acadêmico Evanildo Bechara.

 

Fevereiro:

O Acadêmico José Murilo de Carvalho participou da XIV Feira do Livro de Havana, ocasião em que foi lançada a tradução para o espanhol de A Cidadania no Brasil: o longo caminho, livro que recebeu o Prêmio Casa das Américas de 2004. No dia 9 de fevereiro proferiu palestra sobre este livro.

O Acadêmico Lêdo Ivo esteve no México, de 13 a 20 de fevereiro último, participando do Primeiro Encontro Ibero-americano de Poesia Carlos Pellicer Cámara, que se realizou em Villahermosa, Estado de Tabasco, com a presença de 44 poetas representativos da América Hispânica e da Espanha. A extensa programação incluiu ainda uma homenagem especial ao Acadêmico, com uma festividade comemorativa dos seus 80 anos, realizada no dia 18 de fevereiro, data de seu aniversário.

O Acadêmico Ivan Junqueira participou, a convite do Itaú Cultural, em São Paulo, no dia 25 de fevereiro, da mesa-redonda "Literatura - só quem lê é leitor?". A reunião fez parte do seminário "Leitura de inquietações".

 

 
 

« Voltar