No dia 21 de setembro, a Academia Brasileira de Letras promoveu o lançamento de sete obras literárias que compõem as Edições de 2006 da ABL.
Os livros tratam desde temas históricos até os mais recentes textos acadêmicos, e envolvem mais de cem autores e personagens da literatura brasileira. Em mais de 1.200 páginas, estão registrados alguns dos momentos mais significativos da literatura brasileira recente.
O presidente da Academia, Marcos Vilaça , faz questão de ressaltar a importância das Edições da ABL, e sua contribuição aos estudos literários e lingüísticos no país: “A produção editorial da Academia coloca-a na posição de uma editora de porte médio, o que é bastante significativo. A publicação, agora, por exemplo de dois números da histórica Revista Brasileira. Com textos de rigorosa atualidade, por si, mereceria registro destacado”.
Estas são as obras que chegaram ao público:
O Ocaso do Império, de Oliveira Vianna. Introdução de José Murilo de Carvalho. Coleção Afrânio Peixoto.
Herberto Sales e a gênese de "Cascalho" , de Fernando Sales. Coordenação de Valeria Sales Hallai. Coleção Austregésilo de Athayde.
Cardeal Lucas Moreira Neces. Entrevista com François Vayne. Tradução de Laís Medeiros Garcia de Lima e João Bosco de Castro Teixeira. Apresentação de Tarcísio Padilha. Coleção Austregésilo de Athayde.
A Língua Portuguesa na Revista Brasileira - 1944-2006. Tomo II. 2006. Coleção Antônio Moraes e Silva.
Discursos Acadêmicos - 1920 - 1935. Tomo II. 2006.
Anuário - 2002 - 2006
Revista Brasileira - Ano XII, nº 46 - jan. - fev. - mar./2006.
Revista Brasileira - Ano XII, nº 47 - abr. - mai. - jun./2006.