Textos veiculados na lista "Amigos de Blocos" em  agosto de 2001

Amigas reais e virtuais

Enquanto trabalho no computador, a Gabi coloca seu fogão de brinquedo por perto e, sou promovida, a provadeira oficial dos quitutes. De início, provo frutas de plástico e quitutes de vento. Com o passar do tempo, a cozinheira vai ficando com fome e vai até a cozinha apanhar
comidinha de verdade. É claro que a provadeira, quando está com fome, também prefere comida real e o sofrimento começa: — "Gabi me dá um biscoito?" "Não posso está cru ainda." "Como está cru se já saiu pronto do pacote?" "Já disse está cru. Agora vou arrumar nos pratinhos e colocar no forno." ela diz, enquanto coloca biscoitos em meia dúzia de pratinhos.
"Gabi, corre! Você colocou o prato no chão e o Tommy vai comer." dou o aviso e, enquanto ela corre atrás do cãozinho fujão, aproveito pra comer uns biscoitos. "Vó, você está comendo comida crua?" acabo sendo pega em flagrante. "Puxa vó, você não sabe brincar de comidinha!" ela resmunga fazendo bico. "Saber eu sei, mas essa comida nunca fica pronta. Isso é tortura!" falo com revolta e ela desanda a rir. "Você é tão engraçada, vó! Posso brincar no Paint agora?" e depressinha se coloca entre o meu corpo e a mesa do computador.

" Posso ler essa poesia?" e já vai lendo. "É da Rosy Beltrão, vó?" pra Gabi, quase todas as poesias que recebo são da Rosy Beltrão, por ela editar seus próprios poemas e os de outros autores, nos Clips Poemas. "A Rosy Beltrão é sua amiga?" " Porque você está perguntando?" " Porque sempre tem poesias com o nome dela. É sua amiga?" ela insiste. " É sim" " Onde ela mora?" " Em São Paulo." "Como é que ela é?" "Qualquer hora mostro o retrato dela pra você"
" Você já foi na casa dela?" " Não, eu nunca fui a São Paulo." "Então como você conhece ela?" e, de pergunta em pergunta, o assunto vai se alongando, até que ela se dê por satisfeita ou se interesse por outra coisa.

"Gabi, me ajuda a escolher imagem pra essa poesia?" Agora, sou eu que promovo minha ajudante. E ela é tão eficiente que, sua opinião, tem grande peso nas escolhas. "Gabi, você acha que coloco esse fundo na poesia ou aquele outro?" "Você acha que fica bom assim?" "Gabi, escuta essa poesia." e, assim, ela participa de muitas decisões, conhece muitas poesias e autores. Só a noite, quando o avô chega, ela sai de perto do computador.

Após o jantar, ela sempre convence o avô a ler alguns livros de histórias ou jogar algum dos muitos jogos que ela tem. E após muitos desentendimentos, o avô acaba se cansando e decidindo ver televisão. Na hora do Jogo do Milhão, no entanto, não dispensa a ajuda da neta que, é rápida no raciocínio e nas respostas. Quando a questão é muito difícil, sou requisitada a responder, pela dupla. " Quem foi Cecília Meireles?" As opções muito parecidas, fazem o avô ficar em dúvida mas, rapidamente, a Gabi encontra a solução. "Pode deixar que minha avó responde." e grita: - " Corre aqui vó! Tem uma pergunta sobre uma amiga sua aqui!" e, pronto, já fui promovida a amiga da Cecília Meireles.

Lenise Resende

« Voltar