Textos veiculados na lista "Amigos de Blocos" em  maio de 2001

Caro Lau, [slv 03.05.01]

Obs.: Como o seu texto e o do Cláudio Daniel têm um caráter público, de divulgação, tomei a liberdade de repassar minha resposta para a lista Amigos de Blocos e para a poeta Eliane Malpighi, editora do Pura Poesia, que se interessa pelo tema. Tb para o Cláudio Daniel, de quem anotei o endereço de e-mail.

Meu primeiro contato com o haicai se deu por meio de um livro de Roland Barthes, no qual ele comenta, num ensaio, sobre o que é o haicai, referindo à Obra de Bashô. Depois conheci Leminski e somente muito depois vi o que os parnasianos haviam feito. Tb, a falta de conhecimento teórico e o  oportunismo de alguns poetas passadistas que tentavam apresentar a trova como  se fosse "o haicai brasileiro". Nada mais estapafúrdio.

Desde que li Roland, tive exatamente a impressão de que, do ponto de vista de  uma poética ocidental, o que definiria um haicai seria o, digamos, espírito  do poema, combinado à concisão máxima possível.

Concebi o haicai como resultado poético de uma forma de meditação. E isso  influenciou toda a minha poesia. Nunca intitulei qualquer poema meu de "haicai", porém tenho inúmeros curtos que resultaram de insights quando me encontrava em estado bem próximo ao que poderíamos chamar de meditação. Não  são necessariamente de três versos, às vezes têm quatro, cinco; outras, menos  de três. Nunca me preocupei em distribuí-los dentro do rigor esquemático,  pois sei que isso contrariaria o espírito com que devem ser feitos. Tb,  evitei rotulá-los de modo único e especial. Eu os faço e os insiro  naturalmente em minha Obra, inclusive na de poesia visual e nisso achei muito  interessante a observação de Cláudio Daniel.

Por outro lado, tentei escrever algumas trovas com um certo espírito de  haicai. Uma delas até intitulei de "trovaicai", mas desisti desse projeto,  senti que estava entrando num jogo conflitante entre forma e conteúdo. Hoje  tenho apenas umas poucas trovas, sendo que apenas uma ou outra eu divulgo.  Em geral, minhas trovas são um tanto quanto líricas e dramáticas ao mesmo  tempo, não refletindo em nada o espírito da poesia oriental. Estou com quase  todo meu material guardado, por causa da mudança, mas eis alguns curtos, de  memória, em que reconheço um pouco do espírito do haicai:

PORCELANA

Luz na água do chá
Meu rosto no fundo da xícara

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AVE

Este poema
Caiu do céu

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Enxugo dilemas
No varal toalhas
Manchadas de poemas

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Passos
Pássaros
Cada vez
Mais raros

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PASSE DE MÁGICA

Choveu
Guarda-chuva apareceu

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FAXINA

No chão
O Sol na água suja
Na parede
O reflexo da luz pura

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Pingos de chuva
Na mão e na luva
Festa das uvas

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RESERVA poética
liberdade INDÍGENA

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[QUATRO PONTOS]
 

EU
 
 

        TU
 

ELE
 
 

      NÓS
 
 
 
 

ESPAÇOS IMENSOS 
 
 
 

          A ALCANÇAR
 
 
 

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ACIMA DA FULL
FULIGEM VAPORENTA
A BORBOLETA
VÔO INVENTA

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SER OU CERVEJA?

CEREJA

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OPÇÕES

Nem cara
Nem coroa
Quero a moeda em pé

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AI CAI? 

Caem as folhas
Caem as lágrimas
Cai da torneira a água
Só não cai do peito
A minha mágoa

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EFEITO ESTAFA 2

Raios ultraviolentos
 

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Existem outros, mas teria de pesquisar.

Abraços,
Ricardo Alfaya

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