Santiago, 8 maio de 1964

Mestre Anísio,

saúde e alegria para você e sua casa. No dia mesmo em que soube que também você fôra atingido pela mão torpe da ditadura facista que desgraçadamente abate nossa pátria, imediatamente lhe mandei um telegrama, via Western, nos seguintes termos:
— Receba mestre Anísio minha total solidariedade. Orgulho-me de ser seu amigo.
Dois dias depois recebo da Companhia um telegrama informando que no enderêço indicado não se encontrava o destinatário.
Hoje, conversando com o nosso amigo comum, Roberto Moreira, que chegou há dois dias do Brasil, soube de um meio para lhe fazer chegar minha palavra companheira.
A Universidade do Chile convidou-o para trabalhar com ela aqui em Santiago. Recebeu o convite? Seguiu para o mesmo endereço, que forneci.
Aqui no Chile, mestre Anísio, você tem o mesmo Thiago de sempre, intenso na admiração por sua obra e o seu grande serviço ao Brasil.

Abraço saudoso do

Thiago

Thiago de Mello

Fonte: http://www.prossiga.br/anisioteixeira/
________________

Anísio Spínola Teixeira (Caetité/BA, 12/07/1900 - Rio de Janeiro/RJ, março de 1971). Um dos maiores educadores brasileiros. O golpe militar de 1964 afasta-o de suas funções públicas. Esta carta, escrita pelo poeta Thiago de Mello, de Santiago do Chile, sugeriu-lhe o caminho a ser seguido, uma vez que, a partir de então, Anísio Teixeira exerce as funções de professor visitante em várias universidades norte-americanas e se dedica à publicação e reedição de seus livros.

« Voltar