São Paulo, 21 de julho de 1942.

Meu caro José Honório,

          Pretendia ir ao Rio, mas não é possível. Estou muito atrapalhado. O que eu queria conversar com V. é o seguinte: o Handbook vai muito bem, está no finzinho. Já recebi as seguintes colaborações: Etnografia, Folclore, Música, Direito, Sociologia, Educação e Viagens. Ficarão prontas brevemente as partes referentes a Geografia e Literatura. Quanto às partes Arte, Psicologia, Filologia, resolvi suprimi-las. Não têm um interesse capital e os colaboradores escolhidos não fazem nada mesmo. Fica sobrando a parte referente a História. Esta é que é encrencada. Dos colaboradores primitivos, escolhidos com o [William] Berrien, estou convencido que alguns não poderão fazer nada. Resolvi, então, assumir a “superintendência” da seção toda. Dividi a história em capítulos de acordo com a lista junta. Confiei alguns tópicos a gente moça, assistentes de Universidade e pessoal de São Paulo. Os “assuntos especiais” estão prontos (foram feitos pelo Caio Prado Júnior). Fica faltando o resto...Conto com a sua parte (holandeses, etc.) como pronta. Farei a parte “história geral, obras gerais, bibliografias, catálogos, revistas, coleções de documentos, etc. Fica faltando o resto!!! Como é ?
          V. me disse que gostaria de fazer comigo a parte geral. Estou de acordo. Creio que o melhor método seria V. mandar as suas fichas sobre esse assunto e eu, aqui, completaria. Ou então adotarmos ouro método qualquer. Faça sugestões.
          Em todo caso, o que eu quero saber é seguinte: 1º) se a sua parte sobre os holandeses , etc. está pronta, se V. a pode mandar logo, quanto antes seria melhor: 2º) se V. concorda em fazer junto comigo a parte “obras gerais” e como vamos trabalhar juntos: 3º) se V. pode fazer sozinho, ou com a colaboração de alguém alguns tópicos da lista junta.
VResponda-me logo. Estou na terrível contingência de atrasar o Handbook devido a “História”. Mas uma coisa é certa e fatal: o Handbook sai de qualquer maneira. Bem ou mal, bom ou ruim, mas sai. Na 2ª edição faremos as modificações, alterações, e ficará sendo “edição revista, refundida e aumentada”.
          Muito bem. Lembranças à senhora e um abraço do

Rubens Braga

Do livro: "Nova correspondência de José Honório Rodrigues ", org. prefácio e traduções de Lêda Boechat Rodrigues, R, 2004 , RJ.

« Voltar