3 de novembro (1942) *

             Portinari, meu velho

             o meu prezado secretário Zé Bento anda gripado faz mais de semana e como não passo nunca pelo correio, a carta junto ainda não lhe foi mandada. Pois temos coisa nova.

             Acabo de receber da Editorial Losada, de Buenos Aires, o convite pra escrever uma monografia de umas 8 mil palavras sobre você, que terá mais 32 reproduções fotográficas de quadros de você e mais uma reprodução em cores. Estou com vontade de aceitar, mas primeiro vou mandar perguntar a eles como farão a reprodução em cores. Si você souber, mande me dizer os quadros de você que estarão por acaso em Buenos Aires e quais os seus possuidores. Talvez eles possam reproduzir um desses.

            Si a coisa ficar combinada mandarei a você uma carta com algumas perguntas ou irei pessoalmente ao Rio saber de você o que preciso para que o escrito saia de seu gosto também. É só por hoje. Me responda logo sobre os seus quadros de Buenos Aires pra que eu possa responder à Editorial Losada com a urgência que eles pedem.

            Mais um abraço do

Mário

Mário de Andrade

Do livro: "Portinari, amico mio - Cartas de Mário de Andrade a Cândido Portinari" (p.112), org., introd. e notas Annateresa Fabris, Mercado de Letras - Autores Associados / Projeto Portinari, 1995, Campinas/SP
Enviado por Clarice Vilac

__________

* Carta manuscrita

« Voltar