"LETRAS CLÁSSICAS", POR HENRIQUE CAIRUS

Professor Dr., Coordenador do Departamento de Letras Clássicas da UFRJ (Pós-Graduação), ensaísta, poeta, co-editor de CALÍOPE: Presença Clássica, revista do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas e do Dep. de Letras Clássicas da UFRJ. Na Internet, veicula a lista: PGclassicas - Pós-Graduação em Letras Clássicas - UFRJ e tem site pessoal: http://www.geocities.com/henriquecairus/

Coluna de nº 18 - 1 ª quinzena agosto
(próxima coluna: 19/08)

A literatura necessária

Não há muito tempo uma aluna reclamou de sua nota baixa em uma prova sobre a Ilíada. Olhei-a com discreta atenção e afirmei que ela não tinha lido o livro. Afirmei-o com uma certeza que me espantou a mim mesmo.
Apesar dos protestos da aluna, o fato é que ela não tinha lido o livro. Mas ainda seria preciso entender a razão de toda essa minha certeza, uma vez que eu sequer lembrava o que ela tinha escrito na mal sucedida prova.
A resposta era simples: é que uma obra como a Ilíada recoloca uma pessoa no mundo. São determinadas obras que, depois de lidas, redimensionam o seu leitor, fazem com que ele ocupe outro espaço no mesmo lugar.
É difícil entender e mais ainda difícil descrever esse fenômeno.  De tal dificuldade, acredito, nascem as opiniões tortas, as que colocam tais obras no rol dos fortificantes infantis, porquanto são úteis -- ou mesmo imprescindíveis -- para o crescimento, ou, em outra hipótese, são como o mercado de ações, servem para enriquecer, ainda que espiritualmente. Está certo! Está certo! é mesmo difícil acertar essas palavras, é difícil nomear esse deslocamento -- que pode tornar tais obras uns veículos de almas.
O fato que olhei para a moça e apenas pensei por um tempo muito escasso: ela é a mesma, está no mesmo lugar, com a mesma atitude, com o mesmo olhar, a mesma voz e o mesmo ar: ela definitivamente não lera a Ilíada.
O mais estranho é que esse efeito não tem relação com o fato de tratar-se de um clássico, e nem mesmo com o fato de tratar-se de um texto antigo. Trata-se de um poder quase místico que determinados textos têm, e que outros, ainda que sejam clássicos, não têm.
Foi pensando por aí que me deparei com dois autores guardados no cantinho da minha memória, mas que me deslocaram no mundo: Kafka e Sartre, o literato. Como foram esses dois fundamentais para mim, e como me marcaram a minha vida! E, no entanto, nunca escrevi senão estas linhas sobre eles. Porque nada se pode dizer realmente bom de obras de tanto poder, obras em que não é a qualidade do texto, não é beleza da escritura, não é urdidura da trama e nem mesmo elevação temática que as fazem. Elas não servem para tema, não precisam sequer de ser lembradas. Elas precisam, quando muito, de leitores, como um Deus que criou a humanidade, tão abaixo, tão ínfima, que nem parecia que veio Dele.
Essas obras parecem zombar de qualquer tentativa de estudos que se lhes proponham, e colocando-se muito acima dos estudos possíveis, as obras de transformação simplesmente exalam esse poder e se fazem necessárias.
Ao lado dessa literatura necessária, há outras. Quase sempre mais agradáveis, e, ao meu ver, mais literatura: a literatura de entretenimento, por exemplo, que afugenta terrores da realidade, alimentando a alma de ficção e o corpo de ausência. Essa literatura é também necessária, porque até hoje, a letra desempenha um papel único na peregrinação do espírito. Mas disso todos já sabemos tão bem.....

 

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