"DIVERSOS CAMINHOS EM BLOCOS", POR ZANOTO |
Jornalista famoso do Correio do Sul (Varginha/MG), desde
1950 mantém a coluna lítero-poética "Diversos Caminhos" naquele jornal.
Manteve coluna em Blocos Online de janeiro de 1998 a
dezembro de 1999, e agora retorna à Internet, novamente através
de nosso site.
C. Postal, 107 - 37002-970 Varginha/MG
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O ÍNDICE ONOMÁSTICO, COM AUTORES CITADOS EM COLUNAS ANTERIORES
Coluna de 15/2
(próxima: 15/03)
1. ONTEM - Após uma bola vem sempre uma criança,/ abaixo de uma pipa tem sempre um garoto, / por detrás de uma boneca há sempre uma menina,/ e em busca de um grande afeto; correm todas as infâncias. (Milton Ximenes Lima)
2. "E qual uma déspota esclarecida, levei à loucura todos que pude. Odete Reutman telefonou três vezes". Lembram-se de Odete Reutman? É claro: Beatriz Segal, que em foto de Paulo Fridman é capa da AZ aqui ao lado. A parte aspeada deste tópico é do editorial de Regina Valladares. Todavia, suponhamos que em Reutman encontramos uma tirana" Aí não sei se faríamos medidas na vertical ou na dimensão temporal! Enfim... não posso esquecer-me de que vi O Amigo da Onça, no Teatro Maria Della Costa, como também vi Maria Della Costa trabalhando no palco várias vezes.
3. É possível que a fronteira entre o escritor oficial e o autor alternativo não se dissolva facilmente. Creio que poderá haver uma coexistência sem nenhum prejuízo às duas partes da classe. No meu entendimento, há muitos poetas independentes que explodiram criativamente com trabalhos de envergadura e são hoje recebidos calorosamente pela mídia. Enfim, Rodolfo Serkin está careca de saber que Noam Chomsky é um brilhante lingüista, que se tornou conhecido ao denunciar a Guerra do Vietnã. Depois de muito tempo, vejo os meninos brincando de cabra cega.
4. "Querido diário,
hoje, na livraria,
depois de rápido
borboleteio de orelhas,
comprei Um Passo em Falso,
de Patricia Highsmith
para matar o tempo.
E do Mário Quintana
Diário Poético 87,
para registrar o tempo morto.
- Rui Werneck de Capistrano
5. Rogério Salgado (BH), dividido entre filosofia e poesia interpretou Schiller: "Até que chegue, enfim, aquela hora/ em que a Filosofia, por si só,/ o monumento cósmico sustente; tudo há de manter-se unicamente/ por força do Amor e mais da Fome." P. H. Xavier guardando dentro de si algo de Carlos Drummond de Andrade, Cassiano Ricardo e Claude Mauriac. Teria, por exemplo, Miguelângelo dito alguma coisa, no gesso, para Marciano Vasques? Eles virão, os cânones realistas de Bergman. Enfim, resolvi escrever "myriapodos", e escrevi. Também fiquei esperando chegar uma mensagem de Borges, enquanto Bruna Lombardi espera Godot.
6. O esquema é ficar a manhã inteira deste sábado, no sofá, rodeado de livros, revistas, lendo, meditando, recordando algumas coisas desses últimos meses. Vendo Miguel Torga falar da Villa Borghese, imediatamente me veio à memória a sensacional beleza da Villa, uma das belas coisas de Roma. Disse Miguel Torga, em seu diário: "5 de janeiro - Passei a manhã como um grande Keats nas alamedas da Villa Borghese". "No dizer de Breton, o surrealismo é a cauda do cometa da visão romântica do mundo".
7. Era uma vez... Durante séculos e séculos, essa foi a fórmula para começarmos uma estória. Era assim que o contista introduzia o pequeno leitor no mundo miraculoso do faz de conta, onde a ilusão se mistura com a realidade para criarmos o mundo do possível - diz Alice Massa no "Prefácil dos Wducadores" - Misturando História com Estórias.
8. "Viajo no teu corpo. Só no teu corpo?
Mas quão breve seria essa viagem
Se no limite dela a alma nua
Não me desse do corpo a certa imagem.
- José Saramago
9. Até hoje ainda se discute se há um público amplo interessado em temas científicos. As editoras, hoje em dia, estão atuando intensamente nessa linha de publicação. O biólogo Stephen Jay Gould, entre 1992 e 1993 lançou ovra intitualda Dedo Mindinho e seus Vizinhos, em que focaliza problemas ecológicos, história natural e geologia. O cittado livro foi lançado no Brasil pela Companhia das Letras, e contém mais de 500 páginas. Todos os seus textos iniciam-se com uma história interessante sobre suas viagens pelos Estados Unidos, mencionando, de forma agradável, as pessos que no dia-dia encontra.
10. "A mentira comea na verdade da primeira prova verbal ou documental: mas quem sabe o endereço certo da verdade? Uma fotografia pode ser montada, truncada, retocada... e daí?" (Rosário Fusco, in a.s.a associação dos solitários anôniomos - pág. 85). "Ele carregava pelas ruas uma cara triste e uma rosa de plástico. A rosa parecia murcha. E quem haveria de receber uma rosa de plástico, sem cheiro de rosa, desse homem triste andando pelas ruas?" (Jorge Pieiro). O meu quarto já está saturado de passos.
11. SUBSTANTIVOS ABSTRATOS
Presunção
Arrogância
Desprezo
Prepotência
Minha mão quase fratura o ar,
Tentando esmagar tais substantivos
- Johnny Batista Guimarães (Dentre Outras Coisas).
12. Na internet, o anúncio da garota querendo arranjar um namorado. Na rua, agora, o som da sirene de uma ambulância.
« Voltar