Em egípcio, a palavra OLHO é chamada UDJAT.
Wdzt – O Olho Perfeito de Horus – Olho de Horus
é usado como base para medidas de capacidade. Simboliza o Olho de Ra.
Literalmente a palavra Udjat significa “OLHO”, na forma como é representado e caracteriza boa saúde, perfeição, proteção contra perigos, conforto físico no sentido geral de bem estar. Simboliza a visão total, plenitude física e fecundidade universal.
Os Udjats gêmeos, representam o OLHO do SOL e o OLHO da LUA, isto é , os dois OLHOS do muito antigo DEUS CÉU – HER. São eles vistos pintados nos ataúdes tão antigos quanto os da VI dinastia e pintados nos objetos, peças de equipamento funerário, por todo o período dinástico.
Uma antiga lenda nos informa que os poderes do mal cegaram o Olho do Deus– Sol–Ra durante um eclipse ou durante uma longa tempestade.
O Deus Thoth interfere, restaurando o Olho do Deus, colocando-o novamente em seu rosto.
Segundo PLUTARCO, (nos diz ele em sua obra: Isis e Osíris) “RHEA (Rhea é Nut, a deusa do céu ou do espaço dos céus) dizem, teve com CRONOS (CRONOS é GEB, o deus da terra) um encontro secreto. O SOL, (o sol é RA, o olho diurno da face celeste) tendo percebido, pronunciou contra ela esta imprecação: “Não possa ela, dar à luz (parir) no correr do mês nem do ano!”. Porem, Hermes,( Hermes é Thot, deus da razão, da medida, do equilíbrio e do verbo) possuído de amor pela Deusa, e dela tendo obtido seus favores, em seguida, jogou dados com a Lua ( a Lua é o olho noturno da face celeste) roubando dela um setenta e dois avos de seus dias de luz!
Da soma de todos esses 72 avos formou ele, cinco dias, somando-os aos outros 360. Esses cinco dias os Egipcios os chamam, ainda hoje, Epagomenos, ou adicionais, celebrando durante esse período o aniversario do nascimento dos deuses.
Osíris, dizem, nasceu no primeiro dia. No segundo dia nasceu Aruéris que é considerado como Apolo e alguns o chamam, também, de Hórus, o Velho. No terceiro dia nasceu Typhon (Seth). No quarto dia, Isis e no quinto, Néftis”
O olho escuro de Hórus simboliza a Lua; o olho branco simboliza o Sol.
Simbolizam eles, dois tipos de luz.
O UDJAT como amuleto era feito de ouro, prata, cobre, muitas espécies de pedras semipreciosas, madeira, cera e porcelana esmaltada em várias cores. O Egiptólogo W.Budge, acredita que os egípcios,como os chineses, tinham um terrível medo do Olho Mau (Mau olhado), e que o Udjat era usado universalmente como uma proteção.
1- NT- os dias de luz da Lua correspondem a 360, que divididos por 72 avos, nos dá 5, correspondentes aos cinco dias complementares.
O PERFUME DO OLHO DE HORUS
O perfume do olho de Horus é a virtude, a virtude divina da luz, o brilho da divindade, a virtude dos deuses, a energia moral divina, qualidade própria às almas luminosas; qualidade transcendente dos Deuses, do Verbo Criador.
–“Eu te lancei o olho de Horus. Seu perfume vem sobre ti, Horus te purificou, ele te incensou com seu olho de seu corpo” 1
–“Que o perfume do olho de Horus se espalhe em torno de ti” 2
–“Seu perfume é o odor dos Deuses, o perfume do olho de Horus é a carne do morto-rei, está na frente com ele” 3
–“Receba teu perfume; teu perfume é doce como o de Ra quando ele surge no horizonte” 4
–“Teu perfume, oh! Morto rei! É como o perfume dos deuses.” 5
– O morto-rei se perfuma com o que vós(deuses) vos perfumais... que o seu perfume seja como o de Osíris “ 6
– O olho de Horus te embeleza em seu nome de verde e ele te perfuma em seu nome de perfume.” 7
Se perfumar significa então, tornar-se luminoso pela virtude, pela pureza, como os deuses são perfumados, luminosos, divinizados, deificados.
Uma qualidade provavelmente como a luz emanente do deus-sol, suplementar, contido nela mas indispensável à vida dos deuses, à criação, lançada igualmente pelo olho de Horus, a luz.
Os “Perfumados são os Iluminados”, os deuses, os deificados, os iluminados, os “untados”, os que têm o poder de “ordenar os ossos”, de “reunir os membros”, de purificar aqueles que adquiriram poderes divinos: - “Tomai o braço do morto-rei para a vida, diante dos Perfumados. Ajuntai os ossos do morto-rei, reúna seus membros afim de que ele se assente sobre seu trono” 8
– Punido, cortado é aquele cujo odor é ruim.” 9
– Um perfume se exala da cabeleira dos inteligentes”10
Referências:
Armando S. Schnoor