PRISCILA  SENA

Médica Veterinária do gatil da Suipa, especialista em Patologia Clínica de pequenos animais, Plantonista da Help Vet, autora e co-autora de trabalhos científicos publicados, entre eles: Diagnóstico de Tumor Venéreo Transmissível Cutâneo Canino através do Método de Punção por Agulha Fina; Determinação do Perfil Hematológico para Mico Leão Dourado, Livre de Patógenos Específicos na Reserva de Poço das Antas.

 

 

 

 

ronronos  e  latidos

Coluna nº 8 - 22/07/2008
(próxima 11/08)

Educando o seu cãozinho

Sabe por que um cachorro se comporta bem e obedece ao dono? Porque quer que o dono goste dele. Bater e gritar não vai resolver problema algum.

Uma regra importante: Não bata no seu bebezinho com a mão, a mão serve para dar carinho e o de comer. Pegue por exemplo um jornal enrolado e bata na SUA PERNA que irá fazer um barulho alto, dando a entender que você não está satisfeito.

O ideal é começar a ensiná-lo aos três meses de idade.

Existem várias coisas interessantes para ensinar o bebê a NÃO fazer, como:

                                - não latir demais;
                                - não pular nas pessoas;
                                - não mastigar coisas que não são dele;

Quando ele começar a latir na porta, por exemplo, deixe-o latir um pouquinho, pois ele está se expressando, dizendo que aquela casa está protegida por ele, mesmo ele sendo um pinscher, ou poodle mini toy. Diga “QUIETO”, e coloque a mão em volta da queixada dele. Quando obedecer à sua ordem, diga-lhe que é um cachorro muito bom.

Quando o adorável bebê com as patinhas molhadas pular em você com aquela roupa nova, diga em voz alta: “DEITA!” e bata o jornal no CHÃO.

Quando o adorável bebê pegar sua meia, seu sapato, ou qualquer peça de roupa, grite com ele e dê-lhe o brinquedo dele.

Com essas poucas dicas você pode educar seu cãozinho, sem estresse para nenhum dos dois..

Até a próxima.



Colunas anteriores
01, 02, 03, 04, 05, 06 , 07


início

cão

gato