Culto aos mistérios do passado
na vivência do mundo de agora
lembranças da encarnação no Sul da Índia (como Tamul Nadu) com reflexões místicas sobre sua vida atualCOLUNA QUINZENAL DE CLARISSE DE OLIVEIRA
autora do livro “Mistérios” (Ed. Europa)
NO HABITAT DO CORAÇÃO
CORAÇÃO
Em portugues, é Coração.
Hati, o Coração Subconsciente no Antigo Egito é o que palpita para que a Existência exista.
Interessante é que tanto em Sânscrito, Anahata, com esse "hata" por final, se assemelha à algumas línguas, exceto as latinas: em inglês: Heart; em alemão: Herz.
No Antigo Egito, o Coração Evolutivo é Ib. E o que pode ser o coração Evolutivo?
O Amor é simbolizado pelo Coração. O Romantismo se baseia no Amor transformado em Arte. A Arte Dignifica a Vida, torna-a Bela, Romântica... Deliciosa para se Viver... mas, também, Apelativa. Sem o Apelo não se cria a Arte. Hati, o Coração Subconsciente, Ele, apela pela Vida.
Nós nos reestruturamos para nos refazermos no Hati — e isto é a Evolução, isto é o Apelo pela Luz.
Na Verdade, não se pode Apelar pela Luz. O que é a Luz? Não sabemos.
Hati palpita pela Luz, porque Hati sobrevive pela Luz e esse palpitar de Hati não dá sossego à Vida, à Encarnação, é o Chamado Subconsciente, constante, da Integração à Divindade.
ACREDITE EM VOCÊ
A Semente de Deus, o Coração, que desperta a Devoção, que resguarda o Amor, que se oculta para a Revelação, que te faz a entrega de você mesmo, que te responde com o Reflexo da Verdade — e que Verdade que você não sabe responder por teu existir?
Mas, se você existe, você é Tudo: o antes, o agora e o depois — o que se ignora e o que é sempre inquirição.
O Lema Positivista, é um Lema que, se a Humanidade o seguisse, viveria em um Paraíso: o Amor por Princípio, a Ordem por Base e o Progresso por Fim.
Porém,
nesse Lema, temos algo a "ponderar": — Que Progresso? Se o "Progresso" levar como carga o Amor e a Ordem, Ele, o Progresso, trabalhará constantemente e zelará pelo que de melhor houver no Ser Humano em prol da Humanidade.
Esse "Progresso" é o Interior do Humano, condizente com o Movimento do Universo.
O Ser Humano não é pequeno — o Ser Humano é Templo do Universo e os Dois, Humano e Universo, se revertem em Si.
ENTREGA
A Entrega é um Egoísmo.
Nada se sabe de si mesmo, para avaliar a Entrega.
O Coração que era deixado nas múmias como a coisa de mais valor no corpo humano, ainda assim não era o conhecimento de Jesus.
Que pensamento avalia a Entrega, para se realizá-la? O que é a Entrega?
Quando o Raciocínio macula os atos que são avaliados para a Entrega, esta, a Entrega, está contaminada pelo que é humano.
Quando a Realização Divina sucede, não se tem Consciência, ou a Consciência é Outra.
Ao clamar pelos Enviados, pelos deuses que estão avaliados e destroçados em Nós, estamos Nos avaliando para a Entrega.
Outra Consciência, que desconhecemos, é a Fusão daquilo que não é mais nós mesmos, e que poderá ser o Reconhecimento da Divindade, ainda que no seu grau.
NO HABITAT DO CORAÇÃO
Piedade, Compaixão, Dor, devem existir dentro de nós, no Habitat do Coração, e no Amor... no Amor — de qual fibra de Nós, tiraremos o Amor?
É fácil, amar os animais... se eles nos agridem por qualquer razão, logo perdoamos, "por serem irracionais" — "irracionais", mas não isentos da Recepção Agradável e Desagradável. Amando o animal, seja um animal fácil de recepção amorosa, ou rebelde, não ficamos magoados pela sua reação, porque imaginamos que ele não tem o raciocínio da atitude do humano, seja ela qual for...
Deixamos de ser Animal, ante "a fibra" Dourada, a corda que pode ser tangida, na Harpa do Coração Hati, o Coração Subconsciente, Aquele que responde à Harmonia Divina.
IB, o Coração Evolutivo, pode estar exposto ao "fragor das tempestades da Vida", mas inconsciente da Sua Divindade. Imersão em Deus, é Luz!
Imaginação pode se assemelhar a um trem em disparada pelas estradas da Existência, enrolada, a Imaginação, no Imprevisto, na Surpresa... seja ela, a Surpresa, agradavel ou não...
A Natureza Animal e Vegetal responde ao Amor e ao Zelo do humano; o contrário, sua agressão, se envolve nos desígnos de seu Karma, trama difícil do humano entender e compreender "para si mesmo".
Posso comparar a compreensão do que ocorre no Planeta Terr à extensão do Suave Luar, o Indecifravel, poeticamente belo, tranquilo, mesmo em meio às tragédias e surpresas venturosas.. .
Colunas anteriores:
01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11,12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29